quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Transferência de veículo deve ser feita em no máximo trinta dias

Poucas coisas são tão empolgantes do que ter um carro recém-comprado na garagem. Porém, por causa da ansiedade e entusiasmo ou até por falta de conhecimento, alguns motoristas se esquecem do prazo para a transferência de veículo.
Para quem não sabe, o artigo 233 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) estabelece que deixar de efetuar o registro de veículo no prazo de trinta dias, junto ao órgão executivo de trânsito, causa penalidade de multa grave, no valor de R$ 127,69; cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e retenção do veículo para regularização.
Efetuar a transferência de veículo é um processo tão simples de ser realizado e que pode evitar muitas dores de cabeça tanto para o vendedor quanto para o comprador. Afinal, caso o vendedor não preencha corretamente o Certificado de Registro do Veículo (CRV) passando o carro para o nome do novo proprietário, todas as infrações que este último vier a cometer irá para a “conta” do primeiro, com todas as implicações que isso pode acarretar (perda da CNH, impedimento de transferência do veículo e até processo criminal), já que para o Detran o carro não foi transferido.
transferência de veículo
Transferência de Veículo
Para evitar dor de cabeça, o vendedor deve preencher corretamente o CRV, após a conclusão da transação, colocando a data da venda. Além disso, deve-se fazer o reconhecimento da firma tanto do comprador, como do vendedor do veículo. Em hipótese alguma o vendedor deve entregar o documento em branco ao comprador.
Outro procedimento obrigatório e que evita uma série de problemas é fazer a comunicação de venda do veículo. Para isso, basta tirar uma cópia autenticada do CRV (após o reconhecimento de firma) CPF e RG do comprador e solicitar o procedimento junto ao Detran ou ao Despachante.com .
Já para quem vai comprar o veículo, o primeiro passo é verificar se o CRV foi preenchido corretamente pelo vendedor. Depois, é deixar a empolgação e a euforia de lado e realizar a transferência no prazo estipulado para não sofrer as punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E ELOGIOS